DestaqueUOL

40 anos de eleições em São Paulo: PT e PSDB dominam e agora buscam novo destaque na polarização política

A polarização entre PT e PSDB nas eleições para a Prefeitura de São Paulo

No cenário político brasileiro, a polarização entre dois dos maiores partidos, PT e PSDB, foi evidente por décadas, desde 1994 até 2014. Essa rivalidade também se refletiu nos 40 anos de eleições para a Prefeitura de São Paulo.

Ambos os partidos são os mais vitoriosos, cada um ganhando três eleições de um total de dez. Eles lideraram as disputas pelo comando da cidade ao longo das quatro décadas, além de terem sido os campeões e vice no número de vereadores eleitos. Apesar de seu histórico de desempenho, PT e PSDB tornaram-se coadjuvantes nas eleições recentes, devido à quebra da polarização causada pela ascensão da direita no país, culminando na eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

A história dos 40 anos de eleições em São Paulo também teve outros rivais à altura, como Jânio Quadros, Paulo Maluf e Guilherme Boulos, este último representando o PSOL na campanha de 2020.

O PT foi fundado em 1980 e governou o país em quatro mandatos, enquanto o PSDB surgiu em 1988, durante a presidência de FHC. Ambos tiveram um papel fundamental na oposição ao regime militar e têm raízes profundas em São Paulo.

Além de suas vitórias nas eleições municipais, os tucanos apoiaram a eleição de Gilberto Kassab em 2008 e estão envolvidos na atual candidatura de Ricardo Nunes, que assumiu a prefeitura após a morte de Bruno Covas em 2021.

O PT e o PSDB foram os partidos mais ativos nas eleições de São Paulo, com o PT participando de todas as disputas e o PSDB em nove delas. Ambas as siglas também tiveram um grande número de vereadores eleitos ao longo das décadas.

No entanto, a dinâmica política atual mostra o PT como vice, após várias derrotas eleitorais. Com a composição de Marta Suplicy como vice de Guilherme Boulos, o partido busca uma reviravolta, impulsionado pela influência de Lula.

Enquanto isso, o PSDB aposta na candidatura de José Luiz Datena, tentando manter sua posição de destaque nas eleições municipais. A pesquisa Datafolha desta semana mostra uma disputa acirrada entre Boulos, Marçal e Nunes, enquanto Datena busca conquistar mais eleitores.

A história política de São Paulo é marcada pela rivalidade entre PT e PSDB, mas o cenário atual mostra uma nova configuração, com outros atores políticos emergindo e desafiando a tradicional polarização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo