Agência BrasilDestaque

Operação integrada desarticula organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro oriundo do narcotráfico através de rifas ilegais.

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Civil da Bahia deflagrou uma operação em conjunto com as forças de segurança do Ceará, do Espírito Santo e de Goiás, visando desmantelar uma suposta organização criminosa envolvida em rifas ilegais para ocultar a origem ilícita de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Até as 10 horas, pelo menos 21 pessoas investigadas pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro já haviam sido presas, sendo 14 delas em Salvador, cinco em Goiás e uma no Ceará.

Dentre os detidos em caráter temporário, destacam-se dois influenciadores digitais baianos: José Roberto, conhecido como Nanan Premiações, e Ramhon Dias. Ambos, com uma expressiva quantidade de seguidores nas redes sociais, eram acusados de participar da organização criminosa, onde promoviam rifas e sorteios de prêmios de alto valor, incluindo veículos de luxo. A Polícia Civil baiana informou que um dos alvos da operação resistiu à prisão, foi baleado e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos.

A operação, denominada “Integration”, contou com a colaboração das polícias civis de São Paulo, Paraíba, Paraná e Goiás, além da Interpol e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo as investigações, iniciadas em abril de 2023, os suspeitos movimentaram cerca de R$ 3 bilhões provenientes de jogos ilegais, utilizando diversas empresas e meios para lavagem de dinheiro, como depósitos bancários, transações financeiras, compra de bens de luxo e imóveis.

No entanto, a operação da Polícia Civil da Bahia veio logo após a realização da Operação Integration, em Pernambuco, que resultou na prisão da advogada Deolane Bezerra e de outros suspeitos envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro similar. A advogada, que também é influenciadora digital, foi detida juntamente com sua mãe, Solange Bezerra, por suspeita de participarem de atividades ilegais relacionadas a jogos de azar online para “lavar” dinheiro obtido de maneira ilícita.

Deolane Bezerra, em uma mensagem divulgada em suas redes sociais, afirmou estar sendo vítima de injustiça e garantiu nunca ter praticado crimes. Após audiência de custódia, mãe e filha permanecerão detidas, com a influenciadora sendo encarcerada em uma cela separada da Colônia Penal Feminina do Recife. A investigação sobre esses esquemas de lavagem de dinheiro continua em curso, com a Polícia Civil de diversos estados atuando de forma integrada para combater o crime organizado e a corrupção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo