Agência BrasilDestaque

Número recorde de 426 blocos de petróleo em fase de exploração é divulgado pela ANP, com aumento de 70% desde maio de 2024.

O setor de petróleo e gás natural está em destaque no Brasil, com um recorde de 426 blocos em fase de exploração, conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quinta-feira. Esses blocos incluem tanto áreas terrestres quanto marítimas, representando um grande potencial para a indústria do país.

A fase de exploração é crucial para as empresas do setor, pois é nela que são realizados estudos e atividades para identificar a viabilidade comercial do petróleo e gás nas áreas contratadas junto à ANP. Após essa etapa, as empresas podem decidir avançar para a produção ou devolver o bloco à agência reguladora.

O recorde de blocos em fase exploratória foi alcançado com a assinatura da maioria dos contratos do 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão. Ao todo, foram assinados 177 contratos até agosto de 2024, representando um aumento de 70% em relação a maio do mesmo ano. Esse crescimento tem potencial para impulsionar investimentos na fase de exploração até 2027, com uma projeção de R$ 18,3 bilhões.

Para a ANP, a continuidade das ofertas de áreas no regime de concessão é fundamental para impulsionar a economia do país. No entanto, a agência ressalta a importância do acompanhamento e fiscalização das atividades de exploração e produção para garantir a segurança e o cumprimento dos contratos.

Esses números refletem o potencial do Brasil como um importante player no mercado global de petróleo e gás natural, com oportunidades de crescimento e investimento. A indústria do setor está em constante evolução, com desafios e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento econômico do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo