Guarapuava é oficializada como Capital Nacional da Cevada e do Malte em nova lei sancionada por presidente Lula da Silva

Nesta quinta-feira (5), foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.956 de 2024, que concede o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte ao Município de Guarapuava, localizado no Paraná.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei sem vetos, sendo que a mesma teve origem no projeto de Lei (PL 2181/2023) da Câmara dos Deputados. No Senado, o relator Sergio Moro (União-PR) emitiu parecer favorável.
O senador Sergio Moro ressaltou que esse título irá promover a visibilidade do polo cervejeiro local, além de contribuir para o reconhecimento de Guarapuava como referência na produção de cevada e malte, fortalecendo seu dinamismo econômico.
De acordo com dados do IBGE, o Paraná é responsável por uma parte significativa da produção nacional de cevada, com Guarapuava liderando esse cenário entre 2012 e 2021, com 20% da produção nacional em média.
O Município de Guarapuava já havia recebido o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte em 2017, por meio da Lei Estadual nº 19.124, o que impulsionou o turismo local.
Sergio Moro argumentou que os benefícios sociais e econômicos da cadeia produtiva da cevada e do malte também se estendem ao comércio municipal, gastronomia e turismo, trazendo mais dinamismo e diversificação para a região.
Camily Oliveira sob supervisão de Patrícia Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)