Análise da pesquisa eleitoral em São Paulo
[Ter] 19% é um dado importante porque é mais difícil você perder um eleitor que diz espontaneamente o seu nome do que alguém que precisa do estímulo da cartela. O Marçal foi 6%, 13% e 15%, ele tem um percentual maior de eleitores do Marçal falando espontâneo o nome dele, mas ainda está abaixo do Boulos. E o Nunes foi 10%, 7% e 10%, ou seja, ele tinha 10%, perdeu 3% para o Marçal e recuperou agora. Tomou de quem? Do Datena. – José Roberto de Toledo, colunista do UOLMoral da história, a disputa vai ficar concentrada entre os três, para quem ver qual dos dois passa para o segundo turno. Não dou de barato que o Boulos está garantido por um motivo: ele não conseguiu crescer no eleitorado pobre e periférico da cidade de São Paulo que é quem sempre elegeu os candidatos do PT quando o PT venceu a eleição aqui [com] Erundina, Marta e Haddad. – José Roberto de Toledo, colunista do UOL
Toledo resgatou que Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, teve a mesma dificuldade que Boulos possui neste momento com o eleitor periférico e mais pobre.
Na campanha de 2012 o Haddad teve exatamente a mesma dificuldade que o Boulos está tendo agora. Só na undécima hora que o eleitor periférico mais pobre, tradicionalmente eleitor petista, descobriu que ele era o candidato do Lula e votou no Andrade, que era como as pessoas chamavam ele na época, de tão desconhecido que ele era. Estou vendo que o Boulos está com a mesma dificuldade. Ele ainda está com voto mais de classe média do que com voto de periferia. Para se garantir no segundo turno, ele precisa ainda convencer esse eleitorado. Quem conseguiu entrar nesse eleitorado foi o prefeito Ricardo Nunes. – José Roberto de Toledo, colunista do UOL
Boulos vai precisar ser mais criativo para conseguir chegar nesse eleitorado pobre da periferia, que normalmente vota no PT e que não está votando nele. Meios que ele usou até agora não foram suficientes. Às vezes, por acumulação acaba funcionando, a história da água mole em pedra dura, mas acho que vai ter que aumentar a criatividade. – José Roberto de Toledo, colunista do UOL
A campanha do psolista Guilherme Boulos enviou nota para o UOL News sobre essa pesquisa Datafolha.