
O deputado federal Beto Preto tomou uma iniciativa importante esta semana ao encaminhar um requerimento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando informações detalhadas sobre as futuras duplicações das rodovias BR-376 e PR-170. Essas obras fazem parte do novo pacote de concessões de pedágio do governo federal e visam melhorar o fluxo na região de Apucarana, abrangendo o contorno norte e leste da cidade, além do contorno de Califórnia. As duplicações, que incluem também a construção de passarelas e dispositivos de tráfego, estão previstas para iniciar entre o 4º e 6º ano da concessão.
Segundo o deputado, as concessões de pedágio são um tema sensível devido aos 24 anos de contratos mal executados que prejudicaram a região. Beto Preto ressaltou sua atuação incisiva na cobrança pela implementação das obras, enfatizando a importância dessas intervenções para a segurança e desenvolvimento local. O parlamentar destacou que, apesar da demora para o início das obras, estas são essenciais e já estão garantidas para a região.
O requerimento também questionou a instalação de uma nova praça de pedágio, com uma tarifa inicial prevista de R$ 13,28, sujeita a alterações conforme o resultado do leilão. Beto criticou a instalação da nova praça, afirmando que os paranaenses não devem arcar com custos adicionais de deslocamento. Ele cobrou transparência e alternativas para garantir que o custo não seja repassado integralmente aos usuários das rodovias.
O deputado ressaltou a responsabilidade do governo federal no desenvolvimento da infraestrutura local, mencionando a postura firme do governador Ratinho Junior em relação aos contratos de concessão que sobrecarregavam a população. Beto finalizou reforçando seu compromisso em continuar cobrando a União e defendendo os interesses do Paraná, buscando obras com um pedágio mais justo e acessível.
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