CCBB RJ abre exposição “A.R.L. Vida e Obra” com obras inéditas de Antônio Roseno de Lima, transformando lixo em arte

Exposição A.R.L. Vida e Obra no CCBB RJ
No dia 4 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) abriu as portas para a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, do renomado pintor e fotógrafo Antônio Roseno de Lima. Conhecido por transformar lixo em arte, Roseno é celebrado nessa mostra que já percorreu diversas cidades do Brasil e agora fica em cartaz na capital fluminense até o dia 28 de outubro.
A exposição, com classificação livre, pode ser visitada de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 20h, oferecendo ao público a oportunidade de explorar a arte bruta tão característica do artista. Seu trabalho, reconhecido por utilizar materiais inovadores e técnicas não convencionais, ganha destaque no segundo andar do CCBB RJ, com curadoria do artista Geraldo Porto.
Uma das séries mais emblemáticas expostas é a de “Presidentes”, na qual Roseno homenageia personalidades notáveis de vários setores, como Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Além disso, a exposição conta com pinturas de bêbados, mulheres, santas, recortes da cidade, flores, frutos e animais, proporcionando ao espectador uma imersão no universo criativo e singular do artista.
Uma das curiosidades da exposição são as reproduções em 3D, que promovem acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Todos os quadros têm QR Codes nas fichas de identificação, possibilitando audiodescrição e enriquecendo a experiência artística.
Destaque também para as frases que Roseno costumava incluir em suas obras, como a famosa “Eu queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro”. A exposição revela detalhes curiosos da vida e obra do artista falecido em 1998, cujo legado artístico segue vivo em coleções no Brasil e no exterior.
A história de Antônio Roseno de Lima é contada com maestria nessa mostra imperdível, que encanta e emociona os visitantes do CCBB RJ. Uma oportunidade única para apreciar a arte de um dos mais importantes artistas brasileiros contemporâneos.