DestaqueSenado Federal

Senador alerta para necessidade de colegiado decidir sobre impeachment de ministro do STF, evitando ônus ao presidente do Senado

O senador Irajá (PSD-TO) fez declarações contundentes durante pronunciamento na última terça-feira (3), em relação à possível abertura de um processo de impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o parlamentar, tal decisão não pode ser tomada de forma individual pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Irajá ressaltou a sensibilidade do tema e defendeu que a decisão seja compartilhada com a Mesa do Senado e com o colégio de líderes. Ele pontuou que não seria justo que Pacheco fosse o único responsável por carregar esse fardo e defendeu a necessidade de ser submetida a um colegiado, como a Mesa ou o Colégio de líderes, antes de ser levada ao Plenário do Senado Federal.

Além disso, o senador também criticou os ataques que o presidente do Senado vem sofrendo de colegas parlamentares, considerando tal atitude um desrespeito à instituição.

“Nós precisamos exercitar a arte de divergir, a arte de discordar, a arte de poder fazer o enfrentamento nos discursos, nos debates, mas nós jamais podemos aqui aceitar que o presidente da nossa Casa possa ser desrespeitado perante o nosso colegiado e, principalmente, perante a opinião pública”, afirmou Irajá.

Por fim, o senador enfatizou a importância da união nos momentos difíceis, mesmo diante das divergências pessoais ou políticas, destacando a necessidade de preservar a harmonia e o respeito entre os membros do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo