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Prouni: Candidatos da segunda chamada têm até quarta-feira para apresentar documentação às instituições de ensino superior.

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira (4) para apresentar sua documentação às instituições de educação superior pretendidas. Neste sentido, o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior o resultado da segunda chamada do processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2024.

É importante ressaltar que os candidatos devem realizar a entrega da documentação de forma presencial ou virtual, para comprovação das informações prestadas durante a inscrição. Além disso, nesta etapa, os pré-selecionados podem ter que participar de um processo seletivo específico da instituição de ensino superior. Após a entrega dos documentos, as universidades e faculdades devem fornecer um comprovante ao candidato atestando o recebimento da documentação.

Para aqueles que desejarem participar da lista de espera, é necessário manifestar interesse por meio da página do Prouni nos dias 11 e 12 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível para as instituições de ensino superior a partir do dia 17 de setembro, sendo possível consultá-la também na página do programa.

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005 e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. Destinado aos estudantes sem diploma de nível superior, o Prouni ocorre duas vezes ao ano e visa beneficiar um amplo público.

Em 2024, o MEC ofertou um total de 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais e parciais, tendo registrado 910.419 candidatos inscritos em ambas as edições do programa. Com a possibilidade de cada participante escolher até dois cursos, o número de inscrições ultrapassou 1,8 milhão neste ano.

Dessa forma, o Programa Universidade para Todos continua desempenhando um papel fundamental na inclusão de estudantes de baixa renda no ensino superior, proporcionando oportunidades de formação e qualificação profissional.

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