DestaqueSenado Federal

Projeto de lei aprova título de Capital Nacional do Kitesurf para Caucaia, no Ceará, reconhecendo potencial do município para prática do esporte.

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei que concede ao município cearense de Caucaia o título de capital nacional do kitesurf. O PL 2.260/2024, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), foi apreciado e recebeu parecer favorável do relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ). Após a votação final, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados, caso não haja recursos para votação em Plenário.

No projeto apresentado, Girão destaca as condições favoráveis de Caucaia para a prática do kitesurf, com praias que oferecem ventos fortes e constantes, como a Praia do Cumbuco. Para o senador, o reconhecimento da cidade como capital nacional do esporte não só homenageia Caucaia, mas também destaca o Brasil como uma potência emergente nessa modalidade esportiva.

O senador ressaltou ainda a inclusão do kitesurf nas Olimpíadas de Paris em 2024 como um marco histórico e uma oportunidade para o país se destacar ainda mais internacionalmente. Ele destacou a relevância do Brasil no cenário mundial do kitesurf, com mais de 1,2 mil quilômetros de litoral navegável apenas na região Nordeste. O relator da proposta, Carlos Portinho, endossou as justificativas apresentadas por Girão.

“O kitesurf foi criado a partir da combinação de elementos do surfe, parapente e windsurfe. O esporte ganhou popularidade em todo o mundo, encontrando no Brasil, especialmente no Nordeste, condições geográficas e climáticas ideais para sua prática durante a maior parte do ano”, afirmou Portinho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo