DestaqueUOL

PIB do segundo trimestre de 2024 surpreende analistas com crescimento de 1,4%, impulsionado por investimentos e consumo


PIB Brasileiro Supera Expectativas

Na última terça-feira (3), o IBGE divulgou os números do PIB brasileiro referentes ao segundo trimestre deste ano, e mais uma vez o resultado surpreendeu os analistas do mercado financeiro. O indicador registrou um crescimento de 1,4%, acima das expectativas de 0,9%.

Dentre os fatores que impulsionaram esse crescimento, destacam-se os investimentos, o consumo das famílias e do governo, em um contexto de mercado de trabalho aquecido. Setores como serviços e indústria apresentaram crescimento, enquanto o agronegócio teve uma pequena retração.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou otimismo com os dados e mencionou a possibilidade de uma revisão do Orçamento de 2025, caso o PIB mantenha seu desempenho positivo. Apesar de ter sido um dos melhores trimestres da economia em anos, o mercado permanece cauteloso, monitorando os reflexos do crescimento na inflação e nas taxas de juros.

Na análise do colunista da Folha, Vinicius Torres Freire, no episódio do Café da Manhã desta quarta-feira (4), discutiu-se os motivos pelos quais os economistas têm errado nas projeções e o que isso pode indicar para o futuro da economia brasileira.

O Café da Manhã, programa de áudio publicado diariamente no Spotify, traz análises aprofundadas sobre temas econômicos e políticos, com a apresentação dos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, e produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é realizada por Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo