
Alerta da Ministra Marina Silva: Pantanal pode desaparecer até o fim do século
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez um alerta nesta quarta-feira (4) durante uma audiência pública no Senado. De acordo com ela, o pantanal, conhecido como santuário de biodiversidade, corre o risco de desaparecer até o final do século, se as atuais condições climáticas persistirem.
Marina Silva ressaltou a importância de ações urgentes para evitar esse cenário desastroso. Ela fez um apelo ao Congresso para que seja criado um marco regulatório de emergência climática, visando proteger não apenas o pantanal, mas todo o meio ambiente brasileiro.
Durante a audiência, a ministra destacou que os pesquisadores apontam a baixa precipitação e o alto processo de evapotranspiração como fatores principais para a possível extinção do pantanal. A falta de cobertura vegetal, causada por desmatamento e queimadas, contribui para a degradação da região, e a situação se agrava a cada ano.
Além disso, Marina Silva alertou para a intensificação dos processos de seca e queimadas em diversas áreas do país. Ela enfatizou que as ações do governo para reduzir o desmatamento têm sido essenciais para evitar uma situação ainda pior.
Na entrevista à GloboNews, a ministra ressaltou que o planeta está no “limiar” do ponto de não retorno, no qual os danos causados ao meio ambiente podem se tornar irreversíveis se não houver uma mudança significativa nas políticas e práticas ambientais.