DestaqueSenado Federal

Indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central é destacada pelo senador Paulo Paim em pronunciamento no Senado

Na tarde desta quarta-feira (4), o senador Paulo Paim, do PT-RS, fez um pronunciamento destacando a indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC). Paim ressaltou a clareza de Galípolo sobre o funcionamento do sistema financeiro e o seu compromisso com o interesse nacional, destacando sua ampla compreensão sobre o funcionamento da instituição.

Segundo o senador, especialistas enxergam em Gabriel Galípolo um profissional ponderado e equilibrado, capaz de mediar conflitos e dialogar de forma assertiva. Ele também é conhecido por sua posição conciliadora entre as políticas fiscal e monetária. Além disso, Galípolo defende o desenvolvimento do país por meio do apoio estatal na industrialização, incluindo o financiamento de infraestrutura, saneamento e tecnologia de ponta.

Paulo Paim também fez menção à declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a reforma da previdência, ressaltando que o assunto não está sendo debatido no governo. O senador criticou as alterações realizadas em 2019, alegando que as mudanças prejudicaram a população ao alterar as regras da aposentadoria e o cálculo dos benefícios tanto no Regime Geral como na previdência do serviço público.

Antes de encerrar seu discurso, Paim relembrou a CPI da Previdência que presidiu em 2017, enfatizando que o sistema previdenciário é viável e sustentável. Ele ressaltou a importância de cobrar dos devedores, combater a sonegação, anistias e desvios, fortalecendo os órgãos de fiscalização e controle para garantir que os recursos da previdência sejam utilizados adequadamente para atender aos benefícios, aposentados e pensionistas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo