Fórum destaca importância do diagnóstico precoce e tratamento acessível para problemas oftalmológicos na infância.[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Y0cW-W6lfQ8[/embed]

Diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos é essencial para prevenir cegueira infantil
Publicado em 04/09/2024 – 09:05
Participantes do Fórum Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual na Infância ressaltaram a importância do diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos, especialmente em crianças, e da acessibilidade aos tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado na Câmara dos Deputados e contou com a presença da Frente Parlamentar Mista da Saúde, liderada pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).
Glaucoma
Quanto ao glaucoma, a situação não é diferente. Segundo a médica Wilma Barboza, na região Sul do Brasil, a prevalência da doença é de 3,4%, com mais de 7 milhões de brasileiros afetados. No entanto, a proporção de pessoas que conseguem acesso ao tratamento é baixa.
Crianças
Em relação às crianças, Celia Nakanami, coordenadora da comissão de oftalmologia social do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, destacou a importância do diagnóstico precoce. Deficiências visuais na infância podem causar atrasos no desenvolvimento, como dificuldades na fala, locomoção e interação social. Além disso, a cegueira infantil pode ter sérias consequências, chegando a afetar até a capacidade de locomoção da criança, podendo aumentar a mortalidade.
Reportagem por Maria Neves
Edição por Rachel Librelon