Agência BrasilDestaque

Greve de servidores do Tesouro Nacional afeta venda de títulos públicos pela internet pela terceira vez em menos de um mês

Nesta terça-feira (15), os investidores que desejavam adquirir títulos públicos pelo Tesouro Direto pela internet foram surpreendidos com a notícia de que as vendas estarão suspensas. Essa é a terceira vez em menos de um mês que a greve dos servidores públicos do Tesouro Nacional interfere nas operações do programa.

Segundo comunicado oficial do Tesouro Nacional, a paralisação afetará todo o sistema financeiro, impedindo qualquer instituição ou banco de realizar vendas de títulos aos investidores ao longo do dia. Essa interrupção também afetará as operações agendadas para esta terça-feira, que foram canceladas. A recomendação é que os investidores agendem suas negociações para depois dessa data, quando as operações deverão ser normalizadas.

Apesar disso, as operações de resgate antecipado de títulos e de agendamentos para outras datas posteriores a esta terça-feira seguirão ocorrendo normalmente. Os investidores que precisarem resgatar seus investimentos poderão fazê-lo sem maiores problemas.

A greve dos servidores do Tesouro Nacional teve início em agosto e tem como principal reivindicação a inclusão de reajustes salariais para a categoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 e no Orçamento de 2025, que estão em tramitação no Congresso Nacional.

Essa paralisação já gerou impactos anteriormente, adiando as entrevistas coletivas do Relatório Mensal da Dívida Pública e do Resultado do Tesouro Nacional. Inicialmente previstas para agosto, as entrevistas só foram realizadas no início de setembro. Ainda não está claro se as novas divulgações desses relatórios, previstas para esta semana, também serão adiadas devido à greve em curso.

Os investidores precisam estar atentos a essas movimentações e aguardar a normalização das operações do Tesouro Direto para realizar suas negociações com segurança e tranquilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo