Agência BrasilDestaque

No Rio, concerto une alunos e músicos da Orquestra Petrobras, proporcionando uma experiência musical única.

A Orquestra Petrobras Sinfônica (OPS) e sua Academia Juvenil terão uma apresentação conjunta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo domingo (13), em comemoração ao Dia dos Pais. Essa será a primeira vez que ambas sobem juntas ao palco do renomado teatro. Os ingressos para o concerto têm o preço simbólico de R$ 2 e estão disponíveis para compra na bilheteria física do teatro ou através da internet. O evento é livre para todas as idades e terá duração de 60 minutos.

A entrevista com o maestro Sammy Fuks, professor da Academia Juvenil, destaca a emoção dos alunos em relação à apresentação. Fuks afirma que é um sonho para todos os jovens músicos ter a oportunidade de tocar em uma orquestra profissional e que os alunos estão muito animados e ansiosos para a performance. Ele ressalta a importância desse momento para eles, já que estarão ao lado de seus professores e dos músicos da OPS.

No concerto de domingo, os maestros Sammy Fuks e Tomaz Soares se revezarão no palco. Fuks destaca a importância do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conhecido por receber grandes artistas, bailarinos e músicos, e como isso é uma honra para os alunos da Academia Juvenil, que muitos deles nunca se apresentaram nele.

O repertório do concerto será diversificado, passando desde músicas clássicas até populares. O concerto contará com obras de Beethoven, Bizet, Brahms, Villa-Lobos e também de Sivuca e Glória Gadelha, com arranjos sinfônicos feitos pela aluna egressa da Academia Juvenil, Ágatha Lima. Participarão do concerto 71 músicos, sendo 29 alunos da Academia Juvenil, 27 músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica e 15 músicos convidados.

O maestro Tomaz Soares destaca a importância da diversidade entre os alunos, tanto em termos de origens, gêneros e credos. Ele ressalta que 60% dos alunos são pretos e pardos, e 30% são mulheres, o que contribui para a representatividade no cenário da música clássica. A Academia Juvenil oferece um ciclo de estudos de dois anos gratuitamente para jovens interessados em ingressar nas faculdades de música das universidades federais.

Monique Andries, coordenadora pedagógica da Academia Juvenil, destaca a importância do projeto para os alunos, já que muitos deles estão se preparando para a entrada nas faculdades de música. Ela ressalta que a média de aprovação nos testes de habilidade específica (THE) é de 97%, e nos últimos três anos alcançou 100%. Segundo Andries, ingressar na Academia Juvenil requer um conhecimento prévio de um instrumento musical e leitura de partitura, além de uma audição anual para seleção dos alunos.

A Orquestra Petrobras Sinfônica, com 48 anos de existência, é uma das mais conceituadas do país. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra representa a diversidade da música brasileira e transita por diferentes estilos e linguagens. Seu diretor artístico e maestro titular é Isaac Karabtchevsky, um líder reconhecido nacional e internacionalmente.

O concerto de integração entre a Orquestra Petrobras Sinfônica e sua Academia Juvenil promete ser um momento especial para os alunos, que terão a oportunidade de se apresentar em um dos teatros mais importantes do Brasil. Além disso, mostrará o talento desses jovens músicos e a importância do trabalho realizado pela OPS em fomentar a música clássica entre os mais novos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo