DestaqueUOL

Cavalo-marinho raro da Patagônia é capturado por pescadores na Baía de Guanabara e passa por reabilitação antes de ser devolvido ao mar.




Artigo sobre cavalo-marinho da Patagônia resgatado no Rio de Janeiro

Um raro cavalo-marinho da Patagônia resgatado na Baía de Guanabara

No litoral do Rio de Janeiro, pescadores capturaram por engano um cavalo-marinho da Patagônia, espécie rara na região. Após perceberem que o animal precisava de cuidados, os pescadores procuraram o projeto Cavalos-Marinhos, sediado na Universidade Santa Úrsula, que prontamente se dispôs a ajudar.

De acordo com os pesquisadores do laboratório, os cavalos-marinhos da Patagônia realizam longas migrações, nadando da Argentina até o litoral brasileiro durante o inverno em busca de águas mais quentes. O exemplar encontrado na Baía de Guanabara era um macho grávido, o que tornou o resgate ainda mais especial.

Após uma semana de reabilitação no laboratório do projeto, o cavalo-marinho foi devolvido ao mar com a colaboração de membros do Iate Clube do Rio de Janeiro. “Raramente vemos esse animal por aqui. Sua migração da Argentina para a nossa costa durante o inverno, para escapar das águas geladas, o torna muito especial”, destacou Natalie Freret, coordenadora do projeto Cavalos-Marinhos do Rio.

O projeto, que já atua há 21 anos realizando pesquisas sobre esses organismos ao longo da costa do Rio de Janeiro, conta com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental, que contribui para a preservação e estudo dessas fascinantes criaturas marinhas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo