DestaqueUOL

Anatel detecta torre de celular causando interferência no sinal de GPS no Aeroporto de Guarulhos; operações atrasadas e cancelamentos de voos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez uma descoberta importante nesta semana, ao encontrar uma torre de celular suspeita de estar interferindo no sinal de GPS do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Na manhã da última terça-feira (3), fiscais da agência detectaram sinais interferentes e imediatamente iniciaram uma investigação em campo.

Após a averiguação, a Anatel tomou a decisão de desligar a torre e realizar testes de medição, o que resultou na cessação da interferência. Essa interferência causou impacto nas operações de pousos e decolagens do Aeroporto de Guarulhos, com atrasos e cancelamentos de voos por parte das companhias aéreas no último dia 29.

A concessionária responsável pelo aeroporto afirmou que houve uma falha no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, porém os sistemas do aeroporto e de navegação aérea continuam operando normalmente. Essa situação demonstra a importância de monitorar e garantir o bom funcionamento das infraestruturas tecnológicas em locais sensíveis como um aeroporto.

Esses acontecimentos destacam a necessidade de vigilância e manutenção adequada das redes de telecomunicações para evitar interferências que possam prejudicar serviços essenciais, como a aviação civil. A Anatel segue monitorando ativamente a situação e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança e regularidade das operações aeroportuárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo