DestaqueSenado Federal

Teresa Leitão homenageia xilogravurista J. Borges em discurso no Senado: “Guardião das coisas do coração e do Nordeste”

A renomada senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, prestou uma comovente homenagem, durante seu pronunciamento nesta terça-feira (3), ao ilustre xilogravurista, pintor, cordelista e poeta pernambucano J. Borges, que veio a falecer em 26 de julho aos 88 anos de idade. A parlamentar ressaltou a notável contribuição do artista, que alcançou reconhecimento mundial por suas extraordinárias xilogravuras, as quais frequentemente ilustravam folhetos de cordel.

“Em suas obras, J. Borges mergulhava em um universo profundamente enraizado na cultura brasileira, especialmente a nordestina e a pernambucana. É a narrativa do nosso povo e de sua resiliência, retratada com maestria e cores sob o escaldante sol do Sertão. Asa Branca, Mulheres do Sertão, Os Retirantes, Coração de Mãe e A Vida na Floresta são apenas algumas das suas obras que capturam a essência do que nos rodeia e a maravilha da arte popular”, declarou a senadora.

Teresa enfatizou que J. Borges foi consagrado como Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006, e ainda recebeu prêmios na 5ª Bienal Internacional Salvador Valero Trujillo, na Venezuela, a medalha de honra ao mérito da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, a medalha de honra ao mérito cultural do Palácio do Planalto e o prestigioso Prêmio Unesco.

A senadora também ressaltou que J. Borges teve a oportunidade de expor suas obras em diversos países, além de ilustrar capas de livros de renomados escritores como José Saramago, Eduardo Galeano e Miguel de Cervantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo