DestaqueUOL

Setor produtivo se mantém otimista apesar do mau humor da FL, indica ministro Haddad em troca de mensagens


“O importante é que o investimento mostra que o mau humor da FL (Faria Lima) não está contaminando as decisões do setor produtivo até aqui”, escreveu o ministro Fernando Haddad em troca de mensagens comigo.

Não é apenas uma frase de efeito. É o que mostram as estatísticas: o crescimento econômico acima do previsto pelo mercado foi impulsionado principalmente pela indústria (3,9%), seguida pelos serviços (3,5%). A agropecuária 2,9% (em parte, por causa da crise climática que prejudicou a safra de soja, por exemplo).

Ainda mais importante foi o crescimento de 5,7% na Formação Bruta de Capital Fixo. É uma medida direta de investimento em produção, como construção, aquisição de equipamentos e máquinas, e aquisição de propriedade intelectual (investimentos em software e pesquisa e desenvolvimento), por exemplo.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

No atual cenário econômico brasileiro, a notícia de que o mau humor da Faria Lima não está afetando as decisões do setor produtivo trouxe alívio e confiança aos investidores. De acordo com o ministro Fernando Haddad, a troca de mensagens revelou a importância do investimento como um sinal positivo para a economia.

Os números não mentem: o crescimento acima do esperado, impulsionado pela indústria e serviços, mostra que o país está no caminho certo. Mesmo com desafios na agropecuária, como a crise climática que afetou a produção de soja, o desempenho geral é positivo.

O destaque, no entanto, foi o aumento de 5,7% na Formação Bruta de Capital Fixo, indicando um forte investimento na produção e no desenvolvimento de novas tecnologias. Essa é uma excelente notícia para o setor produtivo e para a recuperação econômica do país.

Não perca o Análise da Notícia, um programa informativo que vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30. Você pode assistir ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Fique por dentro de todas as análises e novidades do cenário econômico!


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo