DestaqueSenado Federal

Senado autoriza empréstimo de 50 milhões de euros para programa de resiliência climática da Caesb no Distrito Federal







Senado aprova empréstimo para programa de resiliência climática em cidades do Distrito Federal

O Senado brasileiro aprovou, nesta terça-feira (3), a autorização para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) obter um empréstimo de até 50 milhões de euros (cerca de R$ 311,5 milhões) junto ao banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). Esses recursos serão destinados para financiar parcialmente o Programa Resiliência Climática em Cidades, com foco no setor de águas. O texto referente à autorização será promulgado em breve.

A permissão para o empréstimo, sob a sigla PRS 33/2024, passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pela manhã e foi analisada em caráter de urgência pelo Plenário do Senado. A relatora responsável foi a senadora Damares Alves, representante do Distrito Federal pelo partido Republicanos.

Conforme o documento, a transação deverá ser concluída em até 540 dias, contando com a garantia da União, que assumirá os pagamentos em caso de inadimplência do Distrito Federal. Foi a Presidência da República que submeteu o pedido de garantia ao Senado, o qual tem a prerrogativa de autorizar essa modalidade de apoio federal para empréstimos internacionais.

O Programa Resiliência Climática em Cidades pretende ampliar a capacidade de tratamento de esgoto e promover a eficiência energética, além de reduzir o desperdício de água. Os recursos serão direcionados para a expansão, aprimoramento e reabilitação dos sistemas de fornecimento de água e de saneamento básico do Distrito Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo