Segunda falha no sistema de GPS do Aeroporto de Guarulhos causa atrasos e insatisfação entre passageiros nesta terça-feira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu relatos de interferências por parte da Administração do Controle Aéreo Regional de São Paulo. A Anatel detectou sinais interferentes com estações de monitoramento da agência em Guarulhos, o que levou equipes de fiscais a realizar investigações no local para identificar a fonte do problema e resolvê-lo.
A empresa Latam comunicou que suas operações no aeroporto foram normalizadas, após alguns atrasos ocorridos devido às questões técnicas identificadas. A Gol Linhas Aéreas também registrou impactos em suas operações pela manhã, devido às interferências no sinal do sistema de GPS do aeroporto.
Até o momento, a Azul e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira não se pronunciaram sobre o ocorrido. Na semana passada, uma situação semelhante também causou atrasos em voos no Aeroporto de Guarulhos. O Decea realizou inspeções para investigar as causas do problema e garantir a segurança das operações aéreas.
Essas interferências no GPS revelam a importância de manter e aprimorar a infraestrutura dos sistemas de navegação aérea, a fim de evitar impactos negativos nos voos e garantir a eficiência e segurança do transporte aéreo. A resolução desses problemas requer a atuação conjunta de órgãos reguladores, companhias aéreas e responsáveis pela administração aeroportuária para minimizar os transtornos aos passageiros e manter a qualidade dos serviços prestados.