DestaqueUOL

Nove cidades de São Paulo sofrem com focos de incêndio e alerta de baixa umidade do ar preocupa para esta terça-feira.




Aumenta para nove o total de cidades com focos ativos de incêndio em São Paulo

Aumenta para nove o total de cidades com focos ativos de incêndio em São Paulo

No estado de São Paulo, o número de cidades com focos ativos de incêndio aumentou para nove nesta terça-feira (3), de acordo com informações da Defesa Civil. No dia anterior, eram quatro municípios nessa situação, mas ao final do dia o total subiu para sete.

Atualmente, as cidades que registram incêndios são: Jardinópolis, Dois Córregos, Pedregulho, São Simão, Pompeia, Piracicaba, Monte Alegre do Sul, Altinópolis e Cunha.

Além disso, a Defesa Civil continua monitorando outras 48 cidades que estão em alerta máximo para incêndios, devido às condições climáticas desfavoráveis.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar, válido para esta terça-feira (3), que abrange toda a região Sudeste e parte do Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

A umidade relativa do ar nessas regiões deve variar entre 20% e 30%, segundo a OMS, índices inferiores a 60% são prejudiciais à saúde.

Na cidade de São Paulo, onde não há previsão de chuva, a umidade relativa do ar poderá chegar a 25% nesta terça-feira, com temperatura máxima de até 32°C. Isso se deve a uma massa de ar seco e quente que predomina na maior parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, impedindo a formação de nuvens e aumentando as chances de queimadas.

A Defesa Civil classifica os riscos de incêndio em quatro estágios: baixo (amarelo), alto (laranja), alerta (vermelho) e emergência (roxo). Esse mapeamento é uma das ferramentas utilizadas pelo órgão estadual para adotar ações preventivas, como a construção de aceiros e vistorias em locais afetados anteriormente, além da divulgação de alertas à população.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo