DestaqueUOL

Indicação de Marcos Pereira fortalece Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara, com possibilidade de consenso entre as legendas.




Artigo Jornalístico

Novos rumos na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados

O cenário político acaba de ganhar novos contornos com a decisão do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), de indicar a seu aliados que deve desistir da corrida pela presidência da Câmara dos Deputados em favor de Hugo Motta (PB), líder de seu partido na Casa. Essa reviravolta abre espaço para a possibilidade de Motta se tornar um candidato de consenso na sucessão de Arthur Lira (PP-AL).

A notícia da desistência de Pereira foi comunicada ao presidente Lula (PT) e a Lira, e ainda nesta noite a costura desse acordo será discutida com o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Apesar dos avanços, ainda falta convencer o líder do PSD, Antonio Brito (BA), a abrir mão de sua candidatura em prol do entendimento.

Apesar das dificuldades, fontes do Planalto demonstram otimismo em relação à construção de um acordo que viabilize a candidatura de Motta como consenso. Vale ressaltar que o nome do líder do Republicanos já estava sendo cogitado nos bastidores, mas esbarrava na resistência de Pereira, que até então negava a possibilidade de desistir.

A reviravolta na decisão de Pereira foi motivada pela atitude de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, que se recusou a retirar a candidatura de Brito. Kassab se reuniu com Pereira e Lula nos últimos dias e reafirmou a manutenção da candidatura do PSD. Por outro lado, Motta conta com o apoio de membros do governo Lula e é próximo do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo