DestaqueUOL

Fungo zumbi: a ameaça parasita que inspirou a série de jogos ‘The Last Of Us’ infecta artrópodes no Brasil





Artrópodes vulneráveis a fungos parasitas

Os artrópodes possuem uma estrutura que facilita a infestação por fungos parasitas. Devido à falta de separação entre os fluidos e a presença de uma cavidade que armazena hemolinfa, esses seres tornam-se mais susceptíveis ao ataque dos fungos. De acordo com o biólogo entrevistado, os artrópodes não possuem um sistema imunológico tão eficiente quanto o dos humanos, o que os torna mais vulneráveis a esse tipo de infecção.

No Brasil, também foi identificado um tipo de fungo parasita que age de forma semelhante ao descrito acima. Em um estudo realizado em parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade do Estado da Pennsylvania, foi analisado o fungo Ophiocordyceps camponoti-rufipedis, que infecta formigas, levando-as a morrer perto de seus ninhos. Mesmo após a infecção, as formigas ainda resistem por semanas antes de sucumbirem, permitindo que o fungo controle sua ação e as mantenha próximas à colônia para encontrar novas vítimas.

Além disso, o fungo inspirou a série de jogos “The Last Of Us”, onde uma versão evoluída do Cordyceps é capaz de parasitar humanos, transformando-os em zumbis violentos. No entanto, na realidade, os fungos desse tipo não representam risco para os humanos, pois não têm a capacidade de nos infectar.

* Com informações de reportagem publicada em 31/08/2024.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo