DestaqueSenado Federal

Festa do Sairé em Alter do Chão será reconhecida como manifestação cultural nacional após projeto ser aprovado pela Comissão de Educação.

A tradicional Festa do Sairé, que acontece anualmente no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), está prestes a ser reconhecida como uma manifestação da cultura nacional. O Projeto de Lei 1.765/2024, que visa a oficialização desse evento, foi aprovado nesta terça-feira pela Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados e agora aguarda sanção, caso não haja recursos para votação em Plenário.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), relator do projeto, enfatizou que a Festa do Sairé, com origens que remontam ao século 17, teve início como um ritual indígena e ao longo dos anos incorporou elementos das culturas africanas e caboclas, adaptada também pelos jesuítas para fins de catequização.

Dividida entre aspectos religiosos e culturais, a festividade religiosa conta com procissões e atividades católicas que atraem um grande número de fiéis, ao passo que o Festival dos Botos, parte do lado cultural, promove uma competição entre os grupos Boto Tucuxi e Boto Cor-de-Rosa, que encenam a conhecida lenda do boto, um golfinho de água doce que se transforma em um jovem sedutor. Com torcidas organizadas e julgamento por parte de jurados, a rivalidade entre os grupos é intensa.

Zequinha Marinho destacou que a Festa do Sairé, além de manter viva tradições e valores culturais, exerce um papel fundamental no estímulo ao turismo e no desenvolvimento econômico da região oeste do Pará.

“Ao preservar tradições e estimular o turismo, a Festa do Sairé contribui significativamente para o desenvolvimento econômico, gerando empregos diretos e indiretos em Alter do Chão e em Santarém, com reflexos positivos em todo o Oeste do Pará. Este impacto econômico ressalta a importância de reconhecer e apoiar eventos que preservam a identidade cultural brasileira e promovem o desenvolvimento regional”, enfatizou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo