DestaqueDiário do Rio

Temporal afeta captação de água na ETA Guandu e interrompe operação de represas da Cedae.




Impactos do temporal na captação de água no Rio de Janeiro

Impactos do temporal na captação de água no Rio de Janeiro

Na madrugada de domingo (14/01), o temporal que atingiu a capital fluminense e a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro causou impactos na captação de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a operação da ETA precisou ser reduzida de forma gradativa a partir das 2h08, operando com apenas 75% de sua capacidade, devido às alterações na água bruta ocasionadas pela chuva.

Segundo a Cedae, técnicos da empresa estão monitorando as condições da água bruta e a operação da ETA será retomada assim que as condições do manancial voltarem à normalidade. Além disso, no sábado (13/01), a Cedae precisou interromper a operação das represas do Sistema Acari como medida emergencial para controlar a qualidade da água captada. No mesmo dia, a produção de água para o distrito de Muriqui, em Mangaratiba, também foi suspensa pelo mesmo motivo.

Os impactos do temporal também geraram preocupações em relação ao abastecimento de água potável para a população, tendo em vista a redução na capacidade de operação da ETA Guandu e as medidas emergenciais adotadas pela Cedae. A empresa reforçou que está atuando para normalizar a situação e garantir o fornecimento de água de qualidade para a população, mas ressaltou a importância da conscientização e economia de água por parte dos consumidores enquanto a situação não se normaliza.

Diante dos desafios causados pelos impactos do temporal na captação de água, a Cedae vem trabalhando em conjunto com órgãos competentes para mitigar os efeitos da chuva na operação dos sistemas de abastecimento de água, garantindo o fornecimento contínuo para a população. A empresa também tem realizado investimentos em infraestrutura e modernização de suas estações de tratamento, visando enfrentar eventuais adversidades causadas por fenômenos climáticos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo