
Brasil registra crescimento de 1,4% no segundo trimestre, aponta IBGE
No segundo trimestre de 2024, a economia brasileira apresentou um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3). Além disso, na comparação anual, o crescimento foi de 3,3%, impulsionado principalmente pelo setor industrial, pelo aumento nos gastos das famílias e pelos investimentos.
Após resultados próximos de zero nos dois últimos trimestres de 2023 e de 1,0% no primeiro trimestre de 2024, a recuperação da economia brasileira era aguardada e agora se confirma com os números divulgados. A expectativa é que esse cenário positivo se mantenha nos próximos meses, impulsionando a retomada econômica do país.
De acordo com o IBGE, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre foi liderada pela indústria, com um crescimento de 1,8% em relação ao trimestre anterior. Os serviços também tiveram um desempenho positivo, com crescimento de 1,0%. Por outro lado, a agropecuária apresentou uma queda de 2,3% no mesmo período.
Com esses dados, o Brasil demonstra sinais de recuperação econômica e um cenário mais positivo para os próximos meses. O crescimento registrado no segundo trimestre mostra que as medidas adotadas estão surtindo efeito e que a economia do país está em um caminho de retomada.