
Canadá recusa entrada de viajantes estrangeiros
O Canadá, país conhecido por sua hospitalidade com os recém-chegados, tem enfrentado uma mudança de perspectiva por parte de seus cidadãos. Pesquisas recentes apontam que um número cada vez maior de canadenses acredita que o país está admitindo imigrantes em excesso. Esse sentimento está sendo refletido nas ações das autoridades de fronteira e imigração, conforme observadores.
No mês de julho, o Canadá recusou a entrada de 5.853 viajantes estrangeiros, os quais foram então “autorizados a sair”, conforme a terminologia oficial do país. Esse número representa a maior quantidade de recusas desde janeiro de 2019, segundo dados da agência de fronteira que foram divulgados recentemente.
Em média, os agentes de fronteira rejeitaram a entrada de 3.727 viajantes estrangeiros por mês nos primeiros sete meses de 2024, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, o que corresponde a 633 pessoas a mais.
Além disso, 285 portadores de visto foram considerados inadmissíveis em julho, o maior número registrado em qualquer mês desde pelo menos janeiro de 2019, de acordo com dados oficiais.
Um porta-voz da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá afirmou que as mudanças nas conclusões de inadmissibilidade podem ser decorrentes de padrões de migração ou alterações na política, sendo avaliadas caso a caso. Até o momento, a Agência não identificou nenhuma mudança de política específica que justifique esse aumento nas recusas.
“O papel, a política e a prática da CBSA sempre foram avaliar a admissibilidade das pessoas que chegam ao Canadá. Isso não mudou”, ressaltou o porta-voz.