DestaqueUOL

Cerco se fecha em torno de plataformas X e Telegram em crise sem precedentes, diz jornal francês Le Figaro




Crise nas redes sociais X e Telegram

Cerco se fecha em torno de plataformas X e Telegram

Em um espaço de apenas alguns dias, o cenário se tornou sombrio para duas das principais plataformas de redes sociais, X e Telegram. Segundo o renomado jornal francês Le Figaro, o CEO do Telegram, Pavel Durov, foi indiciado em Paris, enquanto a rede social X, conhecida anteriormente como Twitter, foi suspensa no Brasil. Esses acontecimentos sem precedentes mostram que grandes democracias ao redor do mundo estão agindo contra os abusos nas redes sociais.

Nunca antes a justiça de democracias tão importantes havia tomado medidas tão drásticas contra plataformas de redes sociais, destaca o jornal. A suspensão do antigo Twitter no Brasil, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi um golpe para a plataforma, que possui um quarto de seu mercado mundial no país, com 22 milhões de usuários.

Le Figaro ressalta que a suspensão da rede social ocorreu em um momento político tenso, pois em breve serão realizadas eleições municipais no Brasil, que servirão como termômetro para medir as forças entre o campo liderado pelo ex-presidente Lula, que apoia a suspensão do X, e a direita, que tem Elon Musk, proprietário da plataforma, como aliado. O ato do ministro do STF serve como lembrete de que, em todas as democracias, o fechamento de uma plataforma pode se tornar uma realidade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo