DestaqueDiário do Rio

Câmara de Vereadores do Rio aprova projeto que prevê auxílio financeiro para pescadores artesanais durante período de defeso.




Pescadores Artisanais do Rio de Janeiro podem receber auxílio durante o defeso

Pescadores Artisanais do Rio de Janeiro podem receber auxílio durante o defeso

Pescador

Os pescadores artesanais da cidade do Rio de Janeiro podem receber um reforço no orçamento durante o período em que a atividade é proibida para preservar a reprodução, o chamado defeso. O Projeto de Lei 2114/2023, que cria o Programa de Apoio aos Pescadores Artesanais Durante o Defeso, foi aprovado em definitivo pela Câmara de Vereadores na última semana e tem como um de seus eixos principais o pagamento de um auxílio financeiro. Para se tornar lei, a proposta precisa ser sancionada pelo Poder Executivo carioca.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, quase todos os pescadores registrados na cidade do Rio praticam a atividade de forma artesanal, estando, assim, aptos a serem contemplados pela norma.

“A pesca é o trabalho de milhares de pessoas no Rio e uma atividade muito importante para a economia carioca. Temos mais de 1.700 profissionais trabalhando como pescadores. Este auxílio vai ajudar as famílias no período em que a pesca é proibida para preservar as espécies. De uma só vez, preservamos o ambiente e o sustento desta classe”, afirma o vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Câmara de Vereadores e autor do projeto.

Segundo o projeto, o auxílio-defeso será destinado aos pescadores profissionais artesanais devidamente registrados e ativos no município que comprovem a suspensão temporária da atividade pesqueira durante o defeso, conforme os critérios estabelecidos na Lei Federal nº 10.779, de 2003. O valor do auxílio-defeso, o número de beneficiários e as condições para seu pagamento serão definidos pela prefeitura.

O texto do projeto também define o defeso como “o período em que a pesca de espécie marinha, fluvial ou lacustre é proibida, fixado pelo órgão federal competente, com vista à sua proteção durante a fase reprodutiva”.

A proposta não se limita a garantir a segurança financeira dos pescadores. Ela também inclui um viés ambiental e visa promover a preservação da fauna aquática e de seus ecossistemas, conscientizar os pescadores sobre a importância de respeitar o defeso e fomentar a pesca sustentável no município.

Atualmente, o Governo Federal já concede à categoria um auxílio-defeso no valor de um salário mínimo, conforme prevê a Lei Federal nº 10.779/03. Com a aprovação do PL 2114/2023, o benefício carioca será suplementar, permitindo que o trabalhador acumule os dois subsídios.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

entrar grupo whatsapp Pescadores do Rio poderão receber auxílio financeiro durante o período de defeso


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo