DestaqueUOL

Ranking revela eficiência das prefeituras brasileiras na entrega de serviços básicos à população com menor uso de recursos financeiros.




Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha

RANKING DE EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS

Uma ferramenta inovadora foi criada pela Folha em parceria com o Datafolha neste ano eleitoral, proporcionando aos cidadãos a possibilidade de consultar quais prefeituras do Brasil estão entregando mais serviços básicos à população utilizando menos recursos financeiros. O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha) analisa o desempenho das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, levando em consideração a receita per capita de cada cidade.

Com cobertura de 95% dos municípios brasileiros, o levantamento abrange 5.276 cidades e utiliza os dados públicos mais recentes disponíveis. A ferramenta classifica os municípios em uma escala de 0 a 1, onde o pior possui pontuação de 0,220 e o melhor, 0,769. Apenas 3% das cidades são consideradas “eficientes”, enquanto 68% apresentam “alguma eficiência”, 27,5% têm “pouca eficiência” e 1,3% são “ineficientes”.

Por meio do REM-F, é possível verificar o desempenho de cada município, incluindo indicadores como gastos em saúde, educação e saneamento, receita total e per capita, além do crescimento percentual dos servidores nos últimos sete anos. Cidades que registraram aumento de servidores acima de 20% tendem a ser menos eficientes devido a maiores custos fixos.

O estudo revela que as regiões mais eficientes na prestação de serviços básicos são o Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, enquanto o Centro-Oeste e Norte apresentam menor eficiência. Municípios com setor de serviços e indústria mais desenvolvidos tendem a ser mais eficientes, ao passo que os dominados pelo setor público e agropecuária possuem menor eficiência.

Botucatu, em São Paulo, destaca-se como a cidade mais eficiente, enquanto Bagre, no Pará, figura como a pior colocada no ranking. São Paulo e Belo Horizonte são exemplos de eficiência entre as capitais brasileiras, demonstrando a diversidade de resultados através do REM-F.

Esta ferramenta inovadora fornece não apenas uma avaliação da gestão atual, mas também um panorama histórico das administrações municipais, permitindo aos cidadãos uma análise profunda do desempenho de suas prefeituras. Acesse o site do REM-F para explorar os dados e rankings por estado, mesorregiões e cidades, e acompanhar de perto a eficiência na entrega de serviços básicos em todo o Brasil.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo