Prefeitura do Rio implementa esquema especial de trânsito para o Rock in Rio 2024 com tecnologia de reconhecimento óptico de placas.



Rio de Janeiro se prepara para o Rock in Rio 2022

Cidade do Rock na edição 2019 do festival – Foto: I Hate Flash

Faltando menos de quinze dias para o início do Rock in Rio, a Prefeitura do Rio de Janeiro prepara um esquema especial de trânsito para garantir conforto e segurança tanto para os fãs do festival quanto para os moradores da região. Durante os dias do evento, o entorno do Parque Olímpico, onde está localizada a Cidade do Rock, será de circulação restrita e não haverá estacionamentos disponíveis para o público em geral.

Somente veículos de moradores previamente cadastrados, veículos oficiais, veículos credenciados do festival, ônibus Primeira Classe e o BRT terão acesso às vias bloqueadas. Para controlar o acesso, a novidade deste ano é o uso de câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que farão a leitura automática das placas dos veículos nos pontos de bloqueio. O sistema indicará, por meio de cores, se o veículo está autorizado a entrar na área restrita: uma “luz verde” sinalizará o acesso permitido, enquanto uma “luz vermelha” indicará que o veículo não cadastrado deve ser redirecionado para fora da área bloqueada.

Esse novo sistema promete agilizar o processo de liberação nos bloqueios, minimizando retenções no trânsito e aumentando a segurança ao impedir fraudes. Além disso, a tecnologia permitirá que os órgãos de segurança acompanhem em tempo real a movimentação viária, possibilitando a detecção de irregularidades e a prevenção de atividades ilícitas.

A fiscalização também será reforçada por videomonitoramento nas principais vias de acesso ao Parque Olímpico. As vias onde haverá fiscalização remota estarão devidamente sinalizadas, conforme a Resolução Contran 909/2022. Agentes de trânsito estarão tanto nas ruas quanto operando remotamente para monitorar e coibir infrações, como estacionamento em locais proibidos.

Com a restrição de circulação e a proibição de estacionamentos no entorno, a organização do Rock in Rio recomenda que os frequentadores utilizem transporte coletivo para chegar ao evento. A partir do primeiro dia do festival, em 13 de setembro, o MetrôRio funcionará 24 horas, com embarque disponível durante a madrugada na estação Jardim Oceânico para todas as linhas (1, 2 e 4). O BRT “Expresso Rock in Rio” terá embarques nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, levando os fãs diretamente ao Terminal Centro Olímpico, o mais próximo da Cidade do Rock. O transporte Primeira Classe, que foi um sucesso em edições anteriores, também estará disponível, com pontos de embarque em diversas localidades do Rio de Janeiro e serviços estendidos para outras cidades, incluindo São Paulo e Minas Gerais.

Sair da versão mobile