Governo prorroga prazo para cadastro de famílias atingidas pelas chuvas no RS no Auxílio Reconstrução até setembro
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Para ter acesso ao benefício, as famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras dos municípios em situação de emergência oficializada, no site oficial do Auxílio Reconstrução. Após o cadastro, as informações são analisadas pelo sistema federal e a pessoa responsável pela família deve confirmar os dados e aceitar o termo de veracidade das informações no portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br.
A Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o pagamento do benefício, depositando o valor na conta da instituição da pessoa cadastrada como responsável familiar. A liberação do valor não requer deslocamento até uma agência bancária, facilitando o acesso ao auxílio.
Até o momento, 368.454 famílias gaúchas foram aprovadas para receber o Auxílio Reconstrução, no entanto, cerca de 13.471 famílias ainda não validaram suas informações, impedindo o recebimento do benefício. O governo federal espera atender 375 mil famílias no Rio Grande do Sul, totalizando um investimento de R$ 1,9 bilhão.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional disponibilizou um site para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução, facilitando o acesso e a compreensão do processo para as famílias afetadas pelas enchentes. A iniciativa do governo federal visa fornecer suporte às pessoas que tiveram seus bens danificados, contribuindo para a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas.