Agência BrasilDestaque

Equipe belga desiste do triatlo misto em Paris após atleta ficar doente por contaminação no Rio Sena

O Comitê Olímpico da Bélgica surpreendeu a todos neste domingo ao anunciar a desistência da equipe belga da prova do triatlo misto dos Jogos de Paris, que estava marcada para acontecer na segunda-feira seguinte. A decisão foi tomada devido a uma situação médica envolvendo a atleta Claire Michel, que ficou doente e não poderá competir.

De acordo com informações do comitê, Claire foi hospitalizada com problemas intestinais e estomacais, sendo contaminada pela bactéria E.coli após participar da prova de triatlo na última terça-feira. O trecho de natação do evento ocorreu nas águas do Rio Sena, que tem sido motivo de preocupação devido à alta concentração de poluição. No dia anterior à competição masculina de triatlo, o evento foi adiado devido à qualidade prejudicada da água do rio.

O comunicado oficial do comitê belga expressou a expectativa de que aprendizados a partir do ocorrido em Paris sejam levados em consideração para futuras competições. São mencionadas a importância de treinos garantidos, formatos de competição claros e circunstâncias que não gerem incertezas para atletas, equipes e torcedores.

Enquanto isso, o Comitê Organizador de Paris 2024 e a World Triathlon, entidade internacional responsável pela modalidade, ainda não se manifestaram sobre o caso. A prova do triatlo misto segue confirmada para o horário previamente agendado, mantendo a programação inicial para a próxima segunda-feira.

A desistência da equipe belga da competição e a situação de saúde de Claire Michel vêm à tona em meio a cancelamentos de treinos de natação devido à poluição do Rio Sena. O investimento em um sistema para melhorar a qualidade da água do rio foi expressivo, mas as fortes chuvas na cidade levaram ao cancelamento de treinos e adiamentos de provas, causando transtornos na programação dos Jogos Olímpicos.

As competições de triatlo e natação em águas abertas que estão previstas para ocorrer no Rio Sena continuam enfrentando desafios relacionados à qualidade da água, o que vem sendo monitorado de perto pelas autoridades francesas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo