DestaqueUOL

Onda de calor intensa se aproxima do Brasil, com previsão de temperaturas até 7,5°C acima da média em algumas regiões.






Onda de calor intenso se aproxima do Brasil

A onda de calor intenso se aproxima do Brasil

A previsão é preocupante: uma nova onda de calor está prevista para começar amanhã e pode ser ainda mais intensa do que as duas anteriores que o país enfrentou no início de 2024. Tanto em termos de duração quanto de temperaturas, os limites podem ser superados em muitas cidades, especialmente no interior do país, de acordo com informações da Climatempo.

Já a partir de amanhã, o calor estará 2,5°C acima da média em grande parte do Brasil, com exceção do extremo sul e do Nordeste. Em áreas pontuais de Roraima e Mato Grosso, a temperatura pode chegar a até 5°C acima do normal.

Na terça-feira, a massa de ar quente começará a se intensificar, atingindo Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor de 5°C acima da média se espalhará por estados da região Centro-Sul do Brasil.

A tendência é que na quarta-feira a temperatura se intensifique ainda mais, com áreas restritas no interior de São Paulo e Paraná podendo registrar até 7,5°C acima do normal. Nas demais regiões, o calor deve permanecer elevado em até 5°C acima da média. Já parte da região Nordeste pode ter até 1 grau acima da média se espalhando.

No dia seguinte, o calor intenso de até 7,5°C acima da média estará estacionado sobre algumas cidades no norte do Paraná. Enquanto o aumento de 1°C acima da média se espalhará por mais cidades da região Nordeste.

No dia 6, a previsão é que o calor de até 5°C acima do normal atinja regiões pontuais do Amazonas e Pará. Há também a possibilidade de bolsões de calor de até 7,5°C acima da média sobre algumas cidades do Paraná e São Paulo. Curiosamente, o litoral de São Paulo e grande parte do Rio Grande do Sul devem escapar desse calorão acima da média.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo