
Campanha de vacinação contra a pólio em Gaza
A campanha de vacinação contra a pólio teve início neste domingo em áreas do centro de Gaza e irá se expandir para outras regiões nos próximos dias. Os combates serão interrompidos por pelo menos oito horas em três dias consecutivos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pausas provavelmente precisarão ser estendidas para um quarto dia e a primeira fase de vacinação será concluída em menos de duas semanas.
Na cidade central de Gaza, Deir Al-Balah, uma clínica da ONU foi visitada por crianças acompanhadas por membros de suas famílias. Cerca de um milhão de pessoas estão abrigadas na região, de acordo com autoridades palestinas. Equipes médicas marcaram as crianças vacinadas com uma caneta em seus dedos.
Em entrevista, Afnan Al-Muqayyad afirmou: “Vim à clínica da UNRWA hoje para vacinar minhas filhas contra a pólio e, se Deus quiser, não veremos mais nenhuma doença além das que já estamos enfrentando. Espero que retornemos para nossas casas sãos e salvos.”
Além da poliomielite, Al-Muqayyad expressou preocupações com outras questões de saúde, como doenças de pele, escassez de produtos de higiene e alimentos caros. Ela ressaltou a queda de peso das crianças na região.