Apagão de grande proporção atinge Guarulhos e áreas de São Paulo por duas horas, deixando 3 milhões de pessoas sem luz

A Eletrobras informou, através de sua assessoria, que a subestação foi religada e está novamente em operação, com o fornecimento ao sistema interligado nacional restabelecido. Os times técnicos da empresa estão no local para investigar as causas do desligamento e prometeram divulgar informações adicionais posteriormente.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relatou que a interrupção ocorreu às 17h31 do sábado, afetando o fornecimento de aproximadamente 870 MW, interrompendo as cargas da distribuidora Enel para as subestações Norte e Miguel Reale. O restabelecimento da energia foi realizado em fases, iniciando às 17h33 e sendo concluído às 19h58, com o ONS também se comprometendo a investigar as causas do problema.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a falha foi registrada nos sistemas de transmissão e distribuição de São Paulo e que será fiscalizada para identificação das causas e apuração de responsabilidades. A Enel informou que 8% dos clientes em São Paulo foram afetados, totalizando 650 mil ligações de energia, e parte deles teve o fornecimento restabelecido por meio de outras subestações antes da retomada da distribuição pela Eletrobras.
Até o momento, o governo estadual, bem como as prefeituras de São Paulo e Guarulhos, não emitiram posicionamentos sobre os impactos do apagão e as medidas a serem adotadas. A população aguarda esclarecimentos e providências das autoridades para evitar que situações como essa voltem a ocorrer e causem mais transtornos.