Equipamento da Azul utilizado para liberar pista do Aeroporto de Florianópolis já está em uso, mas 87 voos foram cancelados

O incidente causou interrupções nos pousos e decolagens, resultando no cancelamento de 87 voos devido ao fechamento da pista. A concessionária não forneceu uma previsão para a conclusão dos trabalhos necessários para a normalização das operações no aeroporto.
De acordo com a Azul, o problema ocorreu durante o pouso do jato E195-E2 da Embraer, que realizava o voo AD 4225 na principal pista do aeroporto – a pista 14/32. A aeronave partiu do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na madrugada e pousou em Florianópolis por volta das 2h30.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis possui duas pistas, sendo a 14/32 a principal, com dimensões de 2,4 mil metros de comprimento por 45 metros de largura. A pista 03/21, de menor tamanho (1,5 mil metros x 45 metros), não suporta aeronaves com motores à jato, como os utilizados por jatos comerciais.
A Azul orienta seus passageiros com voos marcados para hoje a entrar em contato com a companhia para verificar a situação de seus voos e, se necessário, remarcá-los ou buscar alternativas. A empresa recomenda o uso dos canais digitais de atendimento, mas também disponibiliza números de contato por telefone para os passageiros que preferirem essa modalidade.
Diante da situação, os esforços estão concentrados na remoção da aeronave danificada e na retomada das operações normais no Aeroporto Internacional de Florianópolis.