DestaqueUOL

Operação conjunta no Iraque mata 15 membros do Estado Islâmico: sete militares americanos ficam feridos em ação no oeste do país.




Operação Conjunta Contra o Estado Islâmico no Iraque

Operação Conjunta entre Forças Americanas e Iraquianas Mata 15 Membros do Estado Islâmico no Oeste do Iraque

No dia 30 de julho, o Comando Central no Oriente Médio (Centcom) do Exército dos Estados Unidos anunciou que uma operação conjunta entre forças americanas e iraquianas resultou na morte de 15 membros do grupo Estado Islâmico (EI) no oeste do Iraque. Durante a operação, sete militares americanos ficaram feridos, mas não houve vítimas civis.

O Centcom revelou que o grupo do EI estava equipado com armas, granadas e cintos explosivos. O objetivo da operação era desbaratar e minar a capacidade do grupo de planejar e realizar atentados contra civis no Iraque, bem como contra cidadãos, aliados e parceiros americanos na região e fora dela.

Cinco soldados americanos ficaram feridos durante a incursão, e outros dois militares se machucaram em quedas. Todos os sete militares estão em condição estável e recebendo tratamento adequado. O Exército iraquiano continua explorando o local da operação, mas não foram fornecidos detalhes sobre a localização exata.

Os Estados Unidos mantêm aproximadamente 2.500 soldados no Iraque e quase 900 na Síria como parte de uma coalizão internacional voltada para combater o EI. Essas forças têm sido alvo de ataques com drones e foguetes, tanto no Iraque quanto na Síria.

Apesar da declaração de “vitória” sobre o EI pelas autoridades iraquianas em 2017, células jihadistas continuam realizando ataques esporádicos, principalmente em áreas rurais e remotas. Em meio a um contexto regional tenso, o Iraque anunciou o adiamento do fim da missão da coalizão internacional anti-jihadista liderada por Washington.

Em resumo, a operação conjunta no oeste do Iraque evidencia a contínua luta contra o Estado Islâmico e a importância da colaboração entre forças americanas e iraquianas para combater grupos extremistas na região. A segurança e estabilidade no Oriente Médio permanecem como desafios constantes para as forças internacionais envolvidas.

Lá Fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo