DestaqueUOL

Manoel Carlos de Almeida Neto: o vice de Ricardo Lewandowski e o poder das suas sugestões culturais na série do Estadão.




Artigo: Jurista Manoel Carlos de Almeida Neto: O Vice do Ministério da Justiça

Jurista Manoel Carlos de Almeida Neto: O Vice do Ministério da Justiça

O jurista Manoel Carlos de Almeida Neto é atualmente o secretário-executivo do Ministério da Justiça, atuando como uma espécie de vice na gestão do ministro Ricardo Lewandowski. Com uma bagagem jurídica e cultural vasta, Almeida Neto se destaca como personagem da semana na série “Para Ver, Ouvir e Pensar” do renomado Estadão.

Suas sugestões culturais variam desde filmes inspirados na obra de Ariano Suassuna até livros sobre democracia e totalitarismo, mostrando sua versatilidade e interesse em diversas áreas do conhecimento.

Dicas Culturais de Manoel Carlos de Almeida Neto

Um Livro: “As Origens do Totalitarismo” de Hannah Arendt

Em sua recomendação de leitura, Manoel Carlos escolhe um dos livros da filósofa alemã Hannah Arendt. “As Origens do Totalitarismo”, publicado em 1951, aborda a perseguição aos judeus e o crescimento do antissemitismo na Europa, além de explorar a formação de regimes totalitários como o nazista na Alemanha e o stalinista na União Soviética.

Uma Música: “Interior Ilhéus”

Como forma de homenagear suas raízes baianas, Manoel Carlos escolhe a canção “Interior Ilhéus”, que enaltece as belezas da cidade onde nasceu, evidenciando sua ligação com a cultura e a música regional.

Um Filme: “O Auto da Compadecida” de Guel Arraes

O jurista indica o filme “O Auto da Compadecida”, lançado em 2000 e dirigido por Guel Arraes, baseado na obra homônima do escritor Ariano Suassuna. A obra cinematográfica retrata aspectos culturais e folclóricos do Nordeste brasileiro, sendo uma escolha que reflete o interesse de Almeida Neto pela arte e pela cultura nacional.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo