DestaqueUOL

Governador de Goiás visita candidata à Prefeitura de Juiz de Fora em busca de apoio para eleições municipais.




Visita de Governador a Candidata à Prefeitura de Juiz de Fora

Visita de Governador de Goiás a Candidata à Prefeitura de Juiz de Fora

No dia 16 de julho, a deputada federal Ione Barbosa, candidata à Prefeitura de Juiz de Fora pelo Avante, recebeu a ilustre visita de Ronaldo Caiado, governador de Goiás. A presença do governador goiano marcou o primeiro dia de campanha da candidata, que conta com o apoio do também governador do seu estado, Romeu Zema, do partido Novo. Na cidade da Zona da Mata mineira, que possui o quarto maior eleitorado do estado, com 390 mil aptos a votar, Ione enfrenta adversários apadrinhados pelo ex-presidente Lula (PT) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar da boa relação entre Zema e Caiado e da possibilidade de ambos serem candidatos presidenciais da direita em 2026, a principal razão da visita do governador de Goiás a Minas Gerais foi a escolha do vice de Ione. O partido de Caiado, União Brasil, estava sendo disputado pelas candidaturas do Avante e do PT, representado pela atual prefeita Margarida Salomão, que tenta a reeleição.

A definição de apoiar a candidatura de Ione veio após uma intervenção da executiva nacional do União Brasil no diretório nacional, que inicialmente se opunha à aliança. A aproximação entre a candidata e o governador foi facilitada por deputados federais do partido, porém, essa aliança enfrenta desafios. Na semana passada, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) entrou com uma ação de impugnação contra a candidatura de Ione devido a irregularidades na indicação do vice, professor Manfrini.

Outra questão levantada na ação do MP-MG foi o fato de que a convenção do União Brasil foi realizada um dia após o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. A Promotoria também apontou indícios de fraude na indicação do candidato a vice. A resistência do diretório local do partido de Caiado em apoiar a candidatura de Ione se baseia no fato de que a eleição em Juiz de Fora é uma prioridade para o PT, sendo o segundo maior município administrado pelo partido no país, atrás apenas de Contagem.

Na próxima semana, a cidade receberá a visita do ex-deputado federal Charles Evangelista, apoiado por Jair Bolsonaro. Os dois estarão juntos em um comício que marcará seis anos do atentado sofrido por Bolsonaro na cidade em 2018, durante a campanha presidencial. Enquanto isso, o governador Zema apoia o apresentador de TV Mauro Tramonte, candidato à prefeitura de Belo Horizonte.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo