DestaqueUOL

Anatel determina bloqueio do antigo Twitter no Brasil: operadoras têm prazo de cinco dias para cumprir a ordem judicial.




Ordem de Bloqueio do Twitter no Brasil

Anatel determina bloqueio do Twitter no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou a todos os provedores de internet, sejam eles grandes, médios ou pequenos, a ordem de bloqueio do funcionamento da rede X, anteriormente conhecida como Twitter, em território brasileiro.

Essa suspensão foi determinada nesta sexta-feira (30) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após a plataforma, que pertence ao empresário Elon Musk, descumprir uma determinação judicial para indicar um representante legal no país.

O ministro deu um prazo de 24 horas para o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, tomar todas as medidas necessárias para efetivar a ordenação.

Segundo a Anatel, o STF será informado do procedimento adotado ainda neste sábado. Ao descumprir a decisão do ministro, a empresa e qualquer pessoa física estão sujeitas a uma multa diária de R$ 50 mil caso usem artifícios tecnológicos para manter a rede X em funcionamento.

Após o aviso da Anatel, as prestadoras de serviços de internet têm até cinco dias para cumprir a ordem judicial, sendo necessário implementar barreiras tecnológicas para impossibilitar o acesso à rede X.

A partir da meia-noite deste sábado (31), a rede social já estava fora do ar em diversos dispositivos no Brasil. No entanto, esse bloqueio está sendo feito gradualmente, pois envolve diferentes operadoras de internet em todo o país.

Algumas fontes do setor de telecomunicações ouvidas pela mídia reconhecem que alguns provedores muito pequenos estão enfrentando dificuldades para cumprir a ordem de bloqueio.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo