X entra em embate com Moraes e tem acesso bloqueado no Brasil
A suspensão do acesso do X no Brasil não é imediata. O ministro Moraes determinou que a Anatel tome as medidas necessárias para bloquear o acesso de computadores brasileiros aos endereços da plataforma. A Anatel é responsável por regular o mercado de servidores de infraestrutura de redes no país.
X responsabiliza Moraes pelo fim de suas operações no país. Em comunicado divulgado recentemente, a empresa alegou que o ministro ameaçou seu representante legal de prisão caso a empresa não acatasse as ordens de censura. O STF não se pronunciou sobre o assunto até o momento.
Elon Musk, dono do X, também está sob investigação no Brasil. O empresário foi incluído em inquéritos do STF que investigam milícias digitais, além de ser alvo de investigações por suspeitas de obstrução de justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Entenda o confronto entre X e Moraes
A disputa entre Musk e Moraes teve início em abril. Na ocasião, o dono do X acusou o ministro de promover censura no Brasil e ameaçou não cumprir medidas judiciais que restringissem o acesso a perfis na plataforma. Musk foi incluído no inquérito das milícias digitais do STF, que é relatado por Moraes.
Em uma resposta a um seguidor, Musk chegou a chamar Moraes de “Darth Vader do Brasil”. O personagem, conhecido como o vilão da saga Star Wars, serve ao Império Galáctico para manter a galáxia oprimida. Meses depois, o empresário criticou novamente Moraes por suas decisões judiciais que resultaram na remoção de conteúdos e perfis da plataforma.