DestaqueSenado Federal

Projeto de lei para organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria aguarda análise do Plenário do Senado

O Plenário do Senado se prepara para analisar o projeto de lei que propõe a organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos, conforme previsto no PL 4.746/2023. Conhecido como Livro de Aço, essa obra encontra-se no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, o livro reúne os nomes de personagens que foram protagonistas em momentos importantes da luta pela liberdade e democracia no Brasil, homenageando aqueles que dedicaram suas vidas ao país em diferentes períodos da história.

Para incluir um novo nome neste rol de heróis, é necessário que uma lei seja aprovada no Congresso. A senadora Professora Dorinha Seabra (União–TO), relatora do projeto na Comissão de Educação e Cultura (CE), explica que a proposta de adotar subdivisões no Livro de Aço não modificará os critérios de inclusão de personalidades, mas visa aprimorar a maneira como os nomes são apresentados, preservados e organizados.

A ideia é garantir uma estrutura mais adequada para esse importante registro histórico, facilitando o acesso e a compreensão das informações ali contidas. Com a evolução do livro para esse formato mais detalhado, será possível uma melhor organização dos relatos e homenagens, contribuindo para a valorização da memória dos grandes heróis e heroínas que fizeram história em nosso país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo