DestaqueUOL

Ministro do STF determina suspensão do X (Ex-Twitter) no Brasil e impõe multa diária de R$ 50 mil por descumprimento.




Artigo sobre suspensão da rede social X

continua após publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, surpreendeu o país ao determinar a suspensão da rede social X em todo o Brasil. A decisão foi divulgada na tarde desta sexta-feira (30).

-LEIA MAIS: Dois morrem em desabamento de telhado de santuário no Recife

continua após publicidade

De acordo com informações do G1, o ministro também solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que proceda com o corte da rede em todo o território nacional em um prazo de 24 horas.

Moraes estabeleceu ainda uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que utilize qualquer artifício, como VPNs, para acessar o X, mesmo que o site esteja banido do país.

O ministro justificou sua decisão alegando que a empresa não acatou a ordem dele de designar um representante legal no país. Na quarta-feira (28), Moraes deu um prazo de 24 horas para o X atender essa determinação, que expirou às 20h07 desta quinta-feira (29) sem cumprimento.

continua após publicidade

O X encerrou suas operações no Brasil em 17 de agosto, após a ameaça de Alexandre de Moraes de prender a então representante legal da empresa no país. A rede social, pertencente ao bilionário Elon Musk, tem desobedecido ordens judiciais para remover perfis com conteúdo golpista ou de ataques às instituições. Musk tem realizado ataques a Moraes nas redes sociais em represália às decisões do ministro brasileiro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo