Deslocamento forçado de pessoas desabrigadas em massa devido a desastres naturais preocupa autoridades brasileiras.

30/08/2024 – 18:55
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Desastres naturais podem forçar o deslocamento de pessoas desabrigadas
A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) promove audiência na segunda-feira (2), às 9 horas, para debater a Política Nacional para Deslocados Internos.
O debate foi requerido pelo senador Paulo Paim (PT-RS). De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos os deslocamentos internos no Brasil foram motivados, principalmente, por fatores econômicos, mas calamidades, como rompimento de barragens, enchentes e secas, têm sido responsáveis por mais movimentações.
“A recente tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul é, sem dúvida, a maior catástrofe natural da história do país e provocará pela primeira vez deslocamentos internos em massa por efeitos climáticos”, afirmou o senador.
A audiência pública será realizada no plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal.
Comissão
Com 12 titulares e 12 suplentes, a CMMIR é presidida pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) e tem como vice-presidente o senador Paulo Paim e como relatora a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).
Da Redação – AC
Com informações da Agência Senado
Em uma audiência promovida pela Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) que ocorrerá na próxima segunda-feira (2) às 9 horas, será discutida a Política Nacional para Deslocados Internos. O pedido para o debate partiu do senador Paulo Paim (PT-RS), que ressaltou que, ao longo dos anos, os deslocamentos internos no Brasil foram majoritariamente motivados por questões econômicas, porém, tragédias naturais como rompimentos de barragens, enchentes e secas têm desempenhado um papel cada vez mais significativo nesse cenário.
De acordo com o senador, a recente tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul é considerada a maior catástrofe natural da história do país e irá resultar, pela primeira vez, em deslocamentos internos em massa devido a efeitos climáticos. A audiência pública está marcada para acontecer no plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal.
A CMMIR, composta por 12 titulares e 12 suplentes, tem como presidente o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), como vice-presidente o senador Paulo Paim e como relatora a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). A comissão é responsável por debater e propor soluções relacionadas à migração e refúgio no Brasil.
A situação dos deslocamentos internos causados por desastres naturais é uma questão urgente que precisa ser abordada com atenção e cuidado. A partir da audiência promovida pela CMMIR, espera-se que políticas eficazes sejam propostas para lidar com essa realidade e garantir o amparo adequado às pessoas afetadas pelas tragédias.