DestaqueUOL

Datena se filia ao PSDB após passagem breve pelo PSB, cogita vice de Tabata Amaral e acumula 11 partidos em trajetória política.




Artigo sobre a filiação de Datena ao PSDB

Datena se filia ao PSDB

O apresentador José Luiz Datena, popularmente conhecido como Datena, surpreendeu a todos ao se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em abril deste ano, após um breve período de apenas quatro meses no Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato de filiação ocorreu em um evento que contou com a presença da também pré-candidata à presidência, Tabata Amaral (PSB), que tenta negociar com o apresentador para que ele seja seu vice na chapa.

Datena, que está em seu 11º partido político, é conhecido por sua mudança constante de legenda e por nunca ter disputado uma eleição. Sua trajetória política passa por diversos partidos, indo da esquerda à direita, como o Partido dos Trabalhadores (PT), onde permaneceu por 23 anos, Partido Progressista (PP), Partido Republicano Progressista (PRP), Democratas (DEM), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Liberal (PSL), União Brasil, Partido Social Cristão (PSC), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e PSB.

As tentativas de Datena de ingressar na política incluem pelo menos quatro desistências em momentos-chave. Em 2022, o apresentador iria concorrer ao Senado pelo PSC, mas anunciou sua desistência no último dia possível para concorrer. Em 2018, ele também planejou disputar uma vaga no Senado, dessa vez pelo DEM, porém não prosseguiu. Já em 2020, no MDB, ele pretendia ser vice na chapa de Bruno Covas (PSDB), mas recebeu um pedido da Band, em que trabalha, para permanecer na TV. Em 2016, Datena foi pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PP, porém desistiu da disputa devido ao envolvimento do partido no escândalo do Petrolão.

Próximas sabatinas

O UOL e o jornal Folha de S.Paulo realizaram sabatinas com pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Pablo Marçal (PRTB) foi sabatinado no dia 10, Guilherme Boulos (PSOL) no dia 12 e Ricardo Nunes (MDB) no dia 15.

O UOL e a Folha irão promover sabatinas com candidatos à prefeitura de outras 17 cidades do país. Até o momento, já ocorreram as sabatinas em Belo Horizonte com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT), em Salvador com Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL), e no Recife com João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo