
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tomou uma decisão importante na tarde de sexta-feira (30). A agência começou a notificar as operadoras de internet para a derrubada do X, antigo Twitter, em todo o Brasil. Essa decisão veio após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a derrubada “imediata, completa e integral” do funcionamento da rede social de Elon Musk.
Embora a suspensão do site não seja instantânea, pois depende das operadoras receberem a ordem, a medida já está em andamento. Com mais de 20 mil prestadoras de internet banda larga no país, a suspensão da rede será feita gradualmente, à medida que as operadoras forem notificadas e cumpram a determinação.
As três maiores operadoras do país, Claro, Oi e Vivo, que representam mais de 40% do mercado, estarão envolvidas nesse processo. A Starlink, também de Elon Musk, é a 16ª maior prestadora de internet, com 0,4% do total de acessos de banda larga no Brasil.
Na decisão de Moraes, foi exigida a intimação ao presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, para que todas as providências necessárias sejam tomadas imediatamente. A Agência também terá que comunicar ao STF em até 24 horas sobre as ações realizadas.
Essa decisão do ministro veio após a empresa não ter indicado um representante legal no Brasil dentro do prazo estabelecido. O prazo se encerrou às 20h07 de quinta-feira (29).
Em resposta, a rede social se recusou a cumprir as ordens do ministro Alexandre de Moraes e afirmou que estava aguardando o bloqueio no Brasil. O posicionamento da empresa foi divulgado sete minutos após o encerramento do prazo determinado.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.