Premiação do Grande Otelo celebra o cinema nacional e homenageia cineastas renomados em noite de gala no Rio de Janeiro







Prêmio Grande Otelo

Prêmio Grande Otelo Homenageia Cinema Nacional

A Academia Brasileira de Cinema realizou na noite desta quarta-feira a entrega do prêmio Grande Otelo, antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, uma das principais premiações do cinema nacional.

A cerimônia que aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, prestou várias homenagens ao cinema novo, movimento que se dedicou a criar um estilo brasileiro de fazer cinema, voltando as câmeras para a realidade do país.

“Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, lideravam a lista de indicações. O grande vencedor da noite foi “Pedágio”, de Carolina Markowicz, que recebeu também os prêmios de melhor direção e melhor roteiro original.

Ailton Graça recebeu o troféu de melhor ator por “Mussum, o Filmis”, repetindo o feito do Festival de Gramado, onde também foi o melhor na categoria, e Jorge Paz levou a estatueta de melhor ator coadjuvante por “O Sequestro do Voo 375”. Vera Holtz e Arlete Salles venceram o prêmio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante pelo filme “Tia Virgínia”.

O evento iniciou com uma apresentação da trilha de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, com as músicas “Perseguição” e “O Sertão Vai Virar Mar”. Othon Bastos, que viveu o cangaceiro Corisco no filme, subiu ao palco e foi ovacionado pelo público. Toni Garrido e Dira Paes, apresentadores do prêmio, pediram ainda aplausos a Nelson Pereira dos Santos, célebre diretor de “Rio, 40 Graus” e “Vidas Secas”.

O início da cerimônia também foi marcado por uma crítica ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “O audiovisual, em um passado recente, foi deixado à margem. Assistimos ao desmonte de políticas públicas”, disse Marcelo Calero, secretario de Cultura do Rio de Janeiro. Ele também saudou a nova lei de cota de tela, que recebeu aplausos acalorados dos presentes.

Em um dos pontos altos da noite, os cineastas Cacá Diegues, Zelito Viana, Lucy Barreto, Ruy Guerra e Walter Lima Jr. foram chamados ao palco para receber o prêmio honorário, entregue pelo ator Antonio Pitanga. “Nós, fazendo cinema novo, fazemos parte de uma linha evolutiva do cinema brasileiro, que traz desejo de luta, de querer ser”, disse Lima Jr.

Melhores do Cinema Nacional

A lista de vencedores do prêmio Grande Otelo deste ano é extensa e reconheceu diversas categorias do cinema brasileiro, destacando talentos em áreas como direção, atuação, roteiro e mais. Com uma atmosfera de celebração e reconhecimento, a premiação consagrou não apenas os vencedores, mas também a diversidade e qualidade da produção cinematográfica nacional.

Melhor Longa-Metragem de Ficção

Melhor Longa-Metragem de Comédia


Sair da versão mobile